top of page

O​ THI é um componente do caramelo III (caramelo amónia), aditivo usado em gelados, biscoitos, molhos, bebidas cola, e bebidas alcoólicas como cervejas, rums e whiskys. Portanto, é um composto que certamente participa na dieta diária de todos nós (2).

​

Efeitos imunotóxicos do THI:

​

E​xistem estudos em animais que demonstram que o THI, quando administrado nas suas dietas, causa uma diminuição do número de linfócitos circulantes, ou seja, causa linfopenia.

​A linfopenia induzida pelo THI pode ser justificada pelo facto de este causar o sequestro de linfócitos noutros locais que não sejam os compartimentos circulatórios. Contudo não há provas disto! (3)

​

​

A. Iscaro et al. realizaram um estudo em ratinhos e utilizaram THI â€‹gentilmente doado pelo Dr Dirck Myers, The Coca Cola Company, Atlanta, GA, USA. Neste estudo puderam confirmar o efeito â€‹do THI, em elevadas doses, como indutor selectivo de linfopenia entre os leucócitos do sangue periférico de ratinhos. (3) 

2-metil-4(5)-tetrahidroxibutilimidazol (THI)

​Uma vez que são necessárias elevadas doses de THI para induzir linfopenia em animais, há pouca possibilidade de que a quantidade de THI presente no caramelo com amónia usado como aditivo, se aproxime dos níveis tóxicos. No entanto, podem existir diferentes susceptibilidades individuais na população humana (3).

Será que se pode fazer extrapulação dos resultados, obtidos em estudos animais, para os humanos? 

Apesar de ser evidente o efeito do THI como indutor de linfopenia, em animais, seria necessário se realizarem mais estudos a fim de determinar quais as doses tóxicas para humanos.

bottom of page